quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cooperação Cultural no Brasil e na Africa do Sul

    O ministro da Cultura brasileiro, João Luiz Silva Ferreira, assinou em Quito com o ministro da Cultura da Africa, um protocolo de intenções que prevê a cooperação em atividades culturais e artísticas entre os dois países. O documento é fruto das diversas reuniões que as delegações técnicas das duas nações mantiveram.
  
  O convênio prevê o intercâmbio de expressões artísticas, o fortalecimento institucional, a diversidade cultural e a cidadania.
   
  Além disso, estabelece a troca de experiências na implementação de políticas públicas, a execução de programas e projetos do setor audiovisual, o patrimônio cultural, a cooperação entre museus e a troca de informação e experiências sobre conservação de acervos, entre outros aspectos.
   
  Na leitura oficial do texto se ressaltou que os dois países concordaram com a cooperação conscientes do "papel crescente da cultura na promoção do desenvolvimento, no fortalecimento da cidadania e no fomento de processos de inclusão social".
   
  O convênio trata do aprofundamento em atividades sobre as culturas afrodescendente de ambos países a fim de "reconhecer, promover, intercambiar e divulgar" suas manifestações.
   
  Nesse sentido, o Brasil e a Africa prometeram valorizar as práticas culturais de "matriz africana" e promover uma maior troca de informações sobre o tema, assim como à construção de "um ambiente de interação e discussão propício" para criar políticas públicas na área dessa cultura.

ATENÇÃO:  O resumo deste trabalho foi entregue em sala de aula pelos (as) alunos (as):
• Fernanda
• Yasmim
• Camila
• Wily
• Luan
• Isabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário