quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cooperação Social no Brasil e na Africa do Sul

NO BRASIL :

  A cooperação que a comissão Européia presta ao Brasil tem como eixo principal o desenvolvimento humano e enfatiza a promoção dos direitos sociais e econômicos e o exercício da cidadania para a consolidação da democracia no páis. No setor social, a comissão Européia procura facilitar e reforçar a ação das organizações locais, com vistos a melhorar, de forma duradora, o nível e a qualidade de vida, bem como as perpesctivas de desenvolvimento ds populações desfavorecidas.

  Os projetos envolvem medidas e ações em diversas areas, como por exemplo, em formação a assistência técnica para a melhoria de condições de habitação e saneamento em regiões urbanas, prevenção no setor da saúde, programas de apoio a infância, promoção dos direitos humanos, fortalecimento rural e geração de renda, entre outros.

NA ÁFRICA :

- Transferência de rendas

  Entre os temas em discussão está a transferência de renda política, de geração de emprego, inovação em saúde publica, direito de propiedades intelectual e acesso a medicamentos.


  A coordenadora de cooperação Sul do Centro Internacional de Políticas para o crescimento inclusivo do PNUD, Melissa Andrade disse a rádio ONN, de Brasilia, como a Índia, Brasil e Africa do Sul podem contribuir para a criação de uma agenda de cooperação para o desenvolvimento social.


- Africa do Sul


  As relações entre a União Européia e a Africa do Sul intensificaram-se  sobretudo nos anos noventa. Nomeadamente no âmbito da ajuda ao desenvolvimento. A Africa do Sul, pelo seu papel regional e mundial, permanece um parceiro privilegiado ds União Européia.

  O acordo de comércio, desenvolvimento e cooperação (ACDC) contitui o principal quadro das relações entre os dois parceiros e é completado por cooperações sectórias.

  

ATENÇÃO : O resumo deste trabalho, foi entregue em sala de aula pelos (as) alunos (as) : 
• Andeloane Caitá
• Taise Lordelo
• Hortência Marinho
• Claudiane Ramos
• Thaline Souza
• Daniele Barreto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário