quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cooperação Política no Brasil e na Africa do sul

  O   que falta para sermos líderes -, são apontados três fatores que impedem o desenvolvimento pleno do País e o seu consequente ingresso na lista dos países líderes: infraestrutura, educação e papel do Estado.
 
  O Brasil é uma potência em vários aspectos, mas que deve, por outro lado, corrigir equívocos seculares. Ainda há por quase todo o territótio nacional um ranço que mistura coronelismo e conservadorismo, dois vícios que sempre impediram o pleno desenvolvimento do País. Para serem aniquilados de uma vez é preciso que haja um exercício diário de cidadania.

  Desburocratizar o Estado, transformar as salas de aula em laboratórios intensivos de pesquisa e ampliar investimentos nas cidades e municípios. Três propostas viáveis, mas que somente podem ser implementadas quando houver a cooperação. Não se pode transformar uma sociedade para então transformarmos as pessoas. É exatamente o contrário que deve acontecer.
 
  Se a sociedade brasileira almeja de fato estar na liderança nesta próxima década, então o trabalho inicia-se pela intenção de cada um de nós, indivíduos plenos em cujas atitudes estão impressas as marcas de um país organizado e desenvolvido por cidadãos, cooperativos e líderes.



ATENÇÃO: O resumo deste trabalho foi entregue em sala de aula pelos (as) alunos (as):
• Fernanda Neris
• Manuela Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário